Descrição
Dia 27 (19 às 21 horas) – Colóquio Cultura & tecnologias de informação e comunicação (Sessão B – Apropriações políticas e culturais das TICs)
Coordenação: Marco Antônio de Almeida (USP)
Participantes: Dalton Martins (UnB/Projeto Tainacan); Bianca Santana (UNEAFRO Brasil/Coalizão Negra por Direitos); Wilken David Sanches (Coletivo Digital)
Com a realização da série de conferências e colóquios, a coordenação do Comitê de Sociologia da Cultura pretende responder afirmativa a proposição da direção e do Comitê Acadêmico da Sociedade Brasileira de Sociologia quando instituiu o esquemas de comitês de pesquisa. Ou seja, no momento em que é instituído um fórum permanente de encontro, interlocução e visibilização de ideias, promover a reflexão e o debate em torno de questões que fomentem o desenvolvimento da nossa subárea, mas igualmente reverbere no avanço teórico-metodológico da Sociologia como disciplina científica. Isto, na medida em que a formação de redes de pesquisadores repercuta em novos diálogos e se manifeste em pesquisas e publicações conjuntas. Que também o intercâmbio inspire a circulação do conhecimento por meio da realização de disciplinas acadêmicas, minicursos e outras práticas afins.
A proposta se divide na organização de conferências e colóquios, para os quais serão convidados/as pesquisadores/as das ciências sociais e áreas afins, com preferência para sociólogos/as, tanto alocados/as em instituições brasileiras quanto no exterior.
Os temas estão pautados nos eixos de interesse intelectual deste comitê tal como consta do documento enviado à direção da SBS. A proposta responde ao interesse de explorar as interseções da cultura com os diferentes planos da vida social contemporânea. Para isto, ao longo da série de conferências e colóquios, serão promovidas interlocuções disciplinares e interdisciplinares, claro, sempre tendo por prioridade o problema-chave da subárea de Sociologia da Cultura, a saber, os processos de simbolização – entendidos como efeitos expressivos comunicacionais (as significações) referentes ao funcionamento de sistemas de sinais, mas à luz da correlação entre formas culturais e grupos sociais/sociedades.