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O jogo da memória como objeto mediador do acervo Museu das Bandeiras: uma proposta lúdica no ensino de artes visuais
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma proposta de mediação cultural no ensino de arte, tendo o jogo da memória como dispositivo lúdico de interação com o acervo do Museu das Bandeiras. A problematização do trabalho surge das perguntas: como desenvolver a mediação do acervo do MUBAN por meio de uma atividade lúdica que busque a interação plena do sujeito/estudante com esse acervo? O jogo da memória é uma ferramenta interessante para essa mediação? A partir desses questionamentos, o objetivo do trabalho foi investigar o processo de construção e aplicação do jogo da memória com estudantes do sexto ano do ensino fundamental durante o estágio supervisionado do curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, utilizada para descrever e investigar o processo criativo de produção do jogo, desde minhas experiências pessoais com jogos da memória até a realização gráfica do produto final e sua utilização no processo de ensino aprendizagem dos estudantes a partir da abordagem triangular. Utilizou também a pesquisa bibliográfica de artigos científicos e capítulos de livros voltados ao estudo da mediação cultural, museus, jogos e ludicidade, tendo Ferreira (2014), Barbosa, Chagas (2009) e Luckesi (2000) como as principais referências. Os resultados alcançados apontam para as possibilidades do jogo como elemento de mediação do acervo do museu que pode ser utilizado para acessar diferentes aspectos da mediação cultural numa perspectiva lúdica, envolvendo as dimensões do apreciar, contextualizar e produzir criativamente.
Título
O jogo da memória como objeto mediador do acervo Museu das Bandeiras: uma proposta lúdica no ensino de artes visuais