Descrição
No dia 17 de setembro às 16h, o MuseCom promoverá um seminário online através de seu canal do YouTube onde lançará ao público o seu repositório digital, hospedado na plataforma Tainacan, software livre que tem sido referendado pelo Instituto Brasileiro de Museus e que será pela primeira vez utilizado por uma unidade da SEDAC/RS. Neste repositório, totalmente gratuito, os usuários já poderão acessar, num primeiro momento, mais de uma centena de acervos, como: jornais femininos do início do Século XX, filmes produzidos no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1940 e 1960, cartazes de Nelson Boeira Faedrich datados da primeira metade do século XX, entre outras preciosidades. O seminário de lançamento contará ainda com uma série de especialistas nas áreas de história, museologia, arquivologia e ciência da informação que representarão nestes debates a Secretaria de Estado da Cultura do RS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Brasília.
PRESENÇAS:
- Dra. Ana Celina Figueira da Silva: Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Ciência Política por essa mesma instituição. Graduada em História e Museologia (UFRGS). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de Museologia no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Museologia (ComGrad/MSL) gestão 2018-2020.
- Dr. Dalton Lopes Martins: Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem trabalhado atualmente com acervos e repositórios digitais, com maior enfoque na área da cultura, dados abertos ligados e websemântica, com especial interesse em estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus.