-
SEMANA DOS MUSEUS // Tecnologia e inovação: plataformas digitais para catalogação e difusão
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura
Título
SEMANA DOS MUSEUS // Tecnologia e inovação: plataformas digitais para catalogação e difusão
Descrição
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza uma programação especial, que se une a iniciativas por todo o Brasil para a Semana Nacional de Museus. De 17 a 22 de maio, a Secult, por meio da Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória (COPAM) e da Rede de Equipamentos de Patrimônio Cultural e Memória (REPAM), realiza uma programação online integrada, entre museus e demais instituições que compõem esta rede.
✅ Nesta terça-feira, 18/05, às 9h, acontece a mesa “Tecnologia e inovação em museus: uso de plataformas digitais para catalogação e difusão de acervos”
MEDIADORA
? Valesca Dantas
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Estratégica em Unidades de Informação pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste. Atualmente, trabalha na Secretaria de Cultura do Estado do Ceará-SECULT, prestando suporte à plataforma Mapa Cultural do Ceará e gerenciando a Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará, a primeira rede de bibliotecas públicas do Brasil a disponibilizar o acervo online no software Biblivre.
PALESTRANTES
? Dalton Lopes Martins
Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). É também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos.
Pesquisa sobre os temas objetos e repositórios digitais, acervos digitais e estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação, dados abertos ligados, ciência de dados e aprendizagem de máquina com ênfase na análise de objetos digitais. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
? Alexandre Feitosa
Arquiteto e Psicólogo pela Universidade Federal da Paraíba. Servidor do Instituto Brasileiro de Museus. Há quatro anos atua à frente da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal, sendo responsável pela gestão de instrumentos como o Cadastro Nacional de Museus, Registro de Museus e da implantação do projeto Tainacan no Ibram.
? Patricia Di Filippi
Patricia de Filippi é formada em Arquitetura e Urbanismo, atua na área de fotografia e audiovisual, desde 1984. Especializou-se no Arquivo Público da Cidade de Nova York, e no George Eastman Museum, em Rochester. Coordenou por 15 anos o laboratório de restauração da Cinemateca Brasileira/MinC. Por mais de 30 anos, vem atuando na área cultural, nos campos analógico e digital, com pesquisas e projetos de preservação, restauração e digitalização de acervos públicos e privados com conteúdos fotográficos, cinematográficos, sonoros e afins.
// A cada ano, uma temporada cultural é promovida com a Semana Nacional de Museus, coordenada pelo pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Esse ano o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para a Semana Nacional de Museus foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso ativo e criativo com o presente.
⚠️ A pandemia provocada pela Covid-19 nos traz o desafio de existir, de amar, de imaginar e construir novos mundos. Que futuro estamos construindo a partir dos nossos museus hoje?
#SemanaMuseus2021 #SecultCE #GovernoDoCeará
Mediador
Palestrante
Canal
Plataforma
Duração
1:59:47